Dados geoespaciais do Pará passam a integrar base federal de planejamento e favorecem segurança jurídica no campo
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) lançou um painel geoespacial interativo com dados estratégicos sobre Unidades de Conservação, áreas indígenas, assentamentos e zoneamento ecológico-econômico.
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) lançou um painel interativo com dados geoespaciais estratégicos que serão utilizados no planejamento federal e na integração territorial da Amazônia Legal. A medida representa um avanço técnico que favorece diretamente o setor produtivo, especialmente no que diz respeito à regularização fundiária, planejamento de uso da terra e licenciamento ambiental.
A iniciativa integra o projeto “Governança Territorial para Sistemas Agrícolas e Florestais”, que busca promover o uso eficiente do território com base em informações confiáveis e atualizadas. O objetivo é alinhar as ações dos governos federal e estadual, especialmente nas regiões com maior pressão por uso da terra e demandas ambientais.
O que o painel oferece?
A plataforma reúne dados organizados e georreferenciados, como:
Limites de Unidades de Conservação;
Áreas indígenas e quilombolas;
Zonas de produção e infraestrutura rural;
Assentamentos e territórios prioritários;
Informações do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE).
Para quem atua com produção agropecuária ou empreendimentos no meio rural, esse painel oferece uma base confiável para análises técnicas e jurídicas, minimizando riscos regulatórios e evitando sobreposição com áreas restritivas ao uso produtivo da terra.
Segurança técnica e jurídica para o setor rural
A integração das bases estaduais aos sistemas federais viabiliza mais agilidade em cadastros, processos de licenciamento, fiscalização e comprovação de regularidade ambiental. Isso facilita, por exemplo:
Correção e compatibilização de dados no CAR;
Planejamento de atividades produtivas em áreas consolidadas;
Prevenção de autuações ambientais por sobreposição territorial;
Fundamentação técnica para defesas administrativas e judiciais.
Além disso, a medida contribui para a previsibilidade regulatória, permitindo que produtores e empresas tomem decisões com base em dados públicos, atualizados e integrados.
Como a Martins Zanchet pode ajudar
Nossa equipe jurídica acompanha de perto a evolução dos instrumentos de governança ambiental e fundiária, auxiliando produtores e empreendedores a transformar essas ferramentas em segurança jurídica, redução de passivos e valorização patrimonial. Atuamos na análise técnica de dados geoespaciais, correção de registros e estratégias de regularização, inclusive com integração às novas plataformas públicas.
aOu acesse diretamente pelo nosso canal do YouTube clicando AQUI!
Conheça os autores
Adivan Zanchet
OAB/RS 94.838 || OAB/SC 61.718-A || OAB/SP 521767
Advogado e Professor especialista em Direito Ambiental pela Escola Verbo Jurídico, e em Direito Agrário e do Agronegócio, pela FMP – Fundação Escola Superior do Ministério Público. Sócio-fundador e CEO do escritório MartinsZanchet Advocacia Ambiental. Como Advogado Ambiental, tem sua expertise voltada para Responsabilidade Civil Ambiental. Sócio-fundador da Escola de Direito Ambiental. Sócio-fundador do Canal no YouTube e Podcast Inteligência Ambiental, maior canal do Brasil sobre a matéria de Direito Ambiental. Membro da União Brasileira de Advogados Ambientais (UBAA). Autor de diversos artigos, dentre eles “Responsabilidade Civil Ambiental: as dificuldades em se comprovar o nexo causal”.
Tiago Martins
OAB/PA 19.557 || OAB/SC 68.826-A || OAB/SP 518418
Advogado e Professor de Direito Ambiental com maior atuação no contencioso cível, administrativo e penal ambiental, além de prestar consultoria e assessoria ambiental. É Mestre em Direito e Desenvolvimento Sustentável: Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário do Pará – Belém. Especialista em Direito Público com Ênfase em Gestão Pública e Capacitação para o Magistério Superior pelo IBMEC São Paulo. Professor Universitário de Graduação e Pós-Graduação, focado em Direito Ambiental, Direito Administrativo e Direito Constitucional. Sócio-fundador da Escola de Direito Ambiental. Sócio-fundador do Canal no YouTube e Podcast Inteligência Ambiental, maior canal do Brasil sobre Direito Ambiental. Professor em preparatórios para concursos públicos e exame de ordem, com foco em Direito Ambiental e Ética Profissional. Membro da União Brasileira de Advogados Ambientais (UBAA).
Inscreva-se em nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!
Conte com nosso conhecimento técnico para seu desenvolvimento estratégico e sustentável.
Inteligência Ambiental Podcast #11 Acústica, Poluição Sonora e o Direito Ambiental | com Pablo Serrano Reproduzir episódio Pausar episódio Ativar/desativar…
Conte com nosso conhecimento técnico e jurídico para o desenvolvimento estratégico e sustentável do seu negócio.